Histórico

Desde sua criação, o Hospital São Francisco de Assis têm profundas raízes na solidariedade da comunidade de Parobé.

Em 09/06/1982 médicos e membros da comunidade reuniram-se para tratar sobre a fundação e construção de um hospital no município. Na ocasião já foram escolhidos os nomes para a entidade e para o hospital: Sociedade Beneficente de Parobé mantenedora do Hospital São Francisco de Assis, cuja aprovação foi unânime. Começou então um grande movimento na cidade para arrecadação de fundos para dar-se início a essa obra sem precedentes, que  teve início em dezembro de 1985.

Atualmente o hospital conta com uma estrutura de 99 leitos, distribuídas nas áreas de internação clínica, pediatria, obstetrícia e clínica cirúrgica. Atende não somente os munícipes de Parobé, como também os demais da região 6 da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, além de Araricá e de outros municípios do entorno. Os recursos para custeio do hospital são oriundos do SUS.

Em 2013 o HSFA conquistou seu Certificado de Filantropia - CEBAS, um importante marco para a história do hospital. Em 2014 iniciou um grande projeto de modernização do hospital, com remodelação todas da fachada, recepção, acolhimento e instalação de uma cafeteria.

 Após um período de 8 anos sob administração do Município de Parobé, em 2016 a gestão da entidade foi devolvida à Associação Beneficente de Parobé.