Informação ao paciente

Identificação do paciente

No ato da internação, o paciente receberá uma pulseira de identificação (branca), contendo seu nome completo. Essa identificação segue o protocolo de segurança da instituição, pois é importante checar a identidade do paciente e o tipo de precaução exigida antes da realização de procedimentos. Por esse motivo, pedimos a colaboração do paciente para que permaneça utilizando a pulseira até o dia de sua alta.

 

Alimentação

A alimentação faz parte do tratamento do paciente. Por isso, são permitidos alimentos ou bebidas que não sejam autorizadas pelo seu médico. Cada paciente tem sua dieta específica, de acordo com seu tratamento. Assim, também não é permitido trocar refeições entre paciente e acompanhante.

O consumo de alimentos não autorizados pelo médico poderá prejudicar o tratamento e a recuperação do paciente.

 

Transferência Externa

Para continuidade no tratamento, pode haver necessidade de o paciente ser transferido para outra instituição de saúde.     
O paciente será informado com antecedência sobre a transferência e o Hospital providenciará o meio de remoção até o local. 
Durante a transferência externa, o paciente deverá estar acompanhado de um familiar ou responsável.

 

Alta hospitalar

A alta hospitalar somente será realizada após o prontuário ter sido assinado pelo médico. 
A partir desse momento, serão executados procedimentos para a liberação do paciente.
Caso necessário, solicite à Enfermagem orientações sobre a necessidade de cuidados no pós-alta.
É importante que o paciente esteja acompanhado de um responsável no momento de sua liberação da instituição.
O paciente levará consigo o receituário e atestado, caso necessário e os exames de imagem (RX e tomografia somente o laudo). 
Os exames de laboratório deverão ser solicitados no próprio laboratório (junto ao hospital), que fornecerá a cópia.

 

Prontuário do paciente

No momento da internação, será aberto o prontuário do paciente. 
Nele constarão todas as informações do seu tratamento, como: procedimentos realizados, medicações administradas, resultados de exames, evoluções da equipe multidisciplinar, intercorrências e anotações diversas.
Caso tenha necessidade de solicitar cópia de seu prontuário (após a alta), o paciente deve dirigir-se a recepção (SAME). Somente ele/ela ou o seu responsável legal pode solicitar cópia desse documento.