12/12/2022
Alerta de tentativas de golpe
Hospital alerta familiares.
São recorrentes tentativas de golpes a familiares de pacientes internados em hospitais, principalmente em UTIs. Nos últimos dias registramos em nossa central telefônica tentativas de pessoas de obterem informações de pacientes se passando por médicos.
Em um golpe muito comum, criminosos tentam com os familiares usando indevidamente o nome do hospital para solicitar depósitos supostamente destinados ao custeio de exames e procedimento médicos.
Conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o HSFA não presta informações de pacientes internados por telefone, nem a terceiros. Informações são passadas apenas ao familiar ou responsável legal ou a quem for indispensável para a prestação da assistência.
O HSFA também não realiza qualquer cobrança ou solicitação de depósito através de contato telefônico ou envio de mensagens. Todos os pagamentos decorrentes de atendimentos feitos por convênios ou particulares são solicitados quando do atendimento/efetivação e efetuados, sempre, na conta de titularidade do HSFA, sem exceções.
Os pacientes atendidos através do SUS não realizam qualquer tipo de pagamento, sendo todos os exames e procedimentos gratuitos.
Em caso de receber uma ligação ou mensagem solicitando algum pagamento orientamos:
⁃ Anote o telefone de quem está ligando.
⁃ Solicite o nome e o CPF da pessoa que esta ligando;
⁃ Entre em contato de imediato com o HSFA;
⁃ Não efetue qualquer pagamento.
O HSFA não se responsabiliza pela restituição de pagamentos ou depósitos efetuados na conta de terceiros e que foram solicitados através de telefonemas ou mensagens.