PAROBÉ
Fale Conosco: (51) 99516-5653

06/09/2017

Bebês têm banho de ofurô

A técnica transmite aos bebês as mesmas sensações do útero da mãe.

COMPARTILHAR

A Maternidade do HSFA começou a utilizar a técnica do banho de ofurô para os bebês recém nascidos.

A técnica, que torna o atendimento mais humanizado, é usada pela equipe de enfermagem para transmitir aos bebês as mesmas sensações do útero da mãe. O banho promove qualidade de vida para o bebê e para a mãe, reforça o vínculo entre eles, além de promover maior interação humana entre a puérpera e a equipe assistencial.

De acordo com a técnica de enfermagem Deise Geane Michel, o método oferece ao recém-nascido a sensação de relaxamento, funcionando também como analgésico, semelhante ao ambiente intra-uterino, o que ajuda na eliminação dos estados de agitação, insônia e cólica nos bebês. "O banho de ofurô tem propriedade terapêutica, portanto faz com que o bebê lembre o ambiente no útero da mãe, ocasionando o relaxamento e provocando muitas vezes o sono do recém-nascido durante o procedimento, além de auxiliar no combate a gases, cólicas, insônia, constipação e melhorando a frequência respiratória”, descreveu Deise.

O bebê está liberado para o banho após seis horas do nascimento e a técnica consiste em um banho no balde apropriado, com água morna (entre 36º e 37°) e com o acompanhamento de um técnico capacitado. A água não deve ultrapassar a altura do peito do bebê e o balde deve ter bordas arredondadas. A cabeça do recém-nascido deve ser segurada durante todo o banho, que dura de 10 a 15 minutos em um ambiente tranquilo e com uma música relaxante. 

Confira o vídeo AQUI


Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas