PAROBÉ
Fale Conosco: (51) 99516-5653

02/06/2023

Carta aberta à comunidade de Parobé

Reiteramos nosso compromisso com a comunidade

Imagem de capa Carta aberta à comunidade de Parobé
COMPARTILHAR

Desde sua criação, o Hospital São Francisco de Assis tem profundas raízes na solidariedade da comunidade de Parobé.

A Associação Beneficente de Parobé, mantenedora do Hospital São Francisco de Assis - HSFA, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 88.373.121/0001-20 e CNES 2227762 foi fundada em 09/06/1982, quando se reuniram na Sociedade Cultural e Recreativa de Parobé médicos e membros da comunidade para tratar da fundação e construção de um hospital no município. Neste ato já foi escolhido o nome: Sociedade Beneficente de Parobé, mantenedora do Hospital São Francisco de Assis, aprovado por todos os presentes.

Em 31/08/1982 foi eleita a primeira diretoria do hospital. Começou então um grande movimento na cidade para arrecadação de fundos para iniciar essa obra sem precedentes, o que ocorreu em dezembro de 1985. Os recursos para o financiamento vieram de doações do poder público e privado. Os funcionários das empresas contribuíam espontaneamente com 1% do salário, enquanto as empresas davam uma contrapartida no mesmo percentual sobre a folha de pagamento. Graças a esses repasses mensais conseguiu-se tocar a obra de forma ininterrupta entre 1985 e 1993, quando foi definitivamente inaugurado.

Esse trabalho com a comunidade viabilizou a abertura, em 1988, do bloco de Ambulatório e administração do hospital. A partir de então a população de Parobé obteve atendimento ambulatorial através de consultas em especialidades básicas (pediatria, clínica geral, cardiologia, ginecologia e obstetrícia), serviços de diagnóstico e pequenos procedimentos cirúrgicos, além de ambulância para remoção de pacientes.

Em setembro de 1993 foi possível dar início ao atendimento na área de internação, obstetrícia, traumatologia, fisioterapia, ecografia entre outros. O hospital dispunha de 50 leitos equipados, bem como áreas de apoio: cozinha e lavanderia.

O atendimento assistencial no Hospital de Parobé de 1988 a 1993 era em caráter particular e convênios com todas as empresas da cidade. A partir de abril de 2005 o hospital credenciou-se parcialmente ao SUS, possibilitando atendimento a todos os munícipes nas áreas de obstetrícia e pediatria.

A Associação esteve requisitada pelo ente municipal de 2006 até 2016, tendo todos os seus bens requisitados em 05 de junho de 2006 através do Decreto Municipal de Parobé nº 1748, o qual foi prorrogado pelos decretos de números 1821, 1856, 1853, 1873, 1918, 1950, 1978, 2030, 2002, 2112, 005/2013 e assim, sucessivamente até 2016.

Em maio de 2007 inaugurou-se o 3º bloco de internação, situado no subsolo, possibilitando, a partir de então, o atendimento nas áreas de internação clínica e cirúrgica, ampliando para 80 leitos.

Em 2009 a emergência do hospital passou por reformas, ampliando-se as salas e número de leitos para assistência de pacientes SUS, convênios e particulares.

Em 2013 o hospital conquistou seu Certificado de Filantropia - CEBAS, um importante marco para a sua história.. Em 2014 iniciou um grande projeto de modernização e regionalização do hospital, com remodelação todas da fachada, recepção, acolhimento e instalação de uma cafeteria.

Somente em maio de 2016 a gestão do hospital retornou para a Associação, com a publicação do decreto 032 de 13 de maio de 2016.

Ao longo destes 40 anos o HSFA  se tornou regional, sendo referência junto ao Sistema Único de Saúde para várias especialidades, tendo sido de grande relevância os serviços prestados no enfretamento da pandemia. A diretoria da Associação é eleita e exerce trabalho voluntário, não remunerado.

Hoje contamos com uma estrutura de 152 leitos, distribuídas nas áreas de internação clínica, pediatria, obstetrícia, cuidados prolongados, traumatologia e clínica cirúrgica. Contamos com o serviço de especialidade ambulatoriais conveniadas pelo SUS em traumato-ortopedia, ginecologia, proctologia, urologia, além de disponibilizar 10 leitos de UTI. Atendemos não somente os munícipes de Parobé, como também outros municípios da região metropolitana.

No ano de 2022 atendemos 71.871 pacientes no serviço de emergência, 13.566 atendimentos no ambulatório SUS, 7.090 internações, realizamos 2.756 cirurgias e 1.257 partos, sendo que mais de 90% destes números foram atendimentos de pacientes através do Sistema Único de Saúde.

Os atendimentos prestados são financiados, em grande parte, por verbas recebidas através de contratualização com o Governo do Estado.

Salientamos que a Associação sempre atuou no sentido de contribuir com a sociedade local e com as necessidades apresentadas pelo poder público municipal, tanto que firmou convênios com o objetivo de estabelecer em regime de cooperação mútua  um conjunto de ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde com a contratação e gestão de diversos profissionais nas mais diversas áreas assistenciais da Secretaria Municipal de Saúde, inclusive do Pronto Atendimento, com o intuído de viabilizar com uma melhor assistência, com maior abrangência e baixo custo.

Desde a implantação do SUS, o hospital vem sofrendo progressivo endividamento. Atrelada ao Sistema Único de Saúde, a Associação depende da vontade política dos gestores para cobrir o déficit mensal gerado pela defasagem das receitas decorrentes destes atendimento.

Atualmente, mesmo frente todas as adversidades enfrentadas, a Associação se mantêm firme, pautada pela ética, equidade, humanismo e credibilidade e detentora de uma história a que se compromete em preservar. Também por isso, acreditada e respeitada, ora persegue a promoção de um programa de saúde integral sem perder de vista uma prestação de serviços com responsabilidade social, dirigida às sociedades local e regional, para as quais foi criada e balizada ao longo de sua trajetória.  

Com essa perspectiva seguimos em busca da excelência como um modelo de instituição hospitalar que responde aos desafios multidisciplinares diários de atendimento junto ao Sistema Único de Saúde.

Reiteramos nosso compromisso com a comunidade de seguir promovendo o bem-estar físico, psíquico e social do ser humano com profissionais qualificados e tecnologia atualizada.

 

Direção da Associação Beneficente de Parobé


Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista