05/01/2023
Cuidadores participam de capacitação
Eles integram a equipe do residencial São Francisco de Assis.
Cada fase da vida exige uma série de cuidados, da infância à terceira idade. E para que os idosos tenham mais qualidade de vida, existem os cuidadores, profissionais capacitados para cuidar desse público.
Diferente do que muita gente pensa, não é qualquer pessoa que pode se dedicar a cuidar de idosos. É preciso ter formação e preparo para saber como lidar com essa fase da vida.
A importância de ter profissionais capacitados para cuidar de idosos é visível nos detalhes, como no modo de lidar com as limitações das pessoas na terceira idade. Por isso, logo após sua admissão no Residencial São Francisco de Assis, o profissional participa de uma capacitação onde são abordados assuntos importantes para que os residentes tenham a melhor assistência e qualidade de vida.
Conforme a capacitação enfermeira Andréia Rosa, que coordena a equipe, são tratados o perfil profissional, perfil de função e competências profissionais, as emoções, tipos de serviços prestados, perfil dos residentes e hóspedes, crescimento do serviço, riscos mais comuns em idosos, como o risco de quedas, fraturas, lesões de pele, engasgo e sufocação, depressão, desnutrição e desidratação, atenção à termorregulação, o risco e os tipos de violência contra a pessoa idosa, rotinas dos turnos, regras de Etiqueta para o bom convívio com os idosos, entre outros temas.
Conforme Andréia todos os treinamentos, capacitações e reuniões têm o objetivo de alavancar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, estimulando a prestação de serviços com qualidade, excelência e respeito aos clientes. 'Sempre reforçamos que este local é a casa deles e somos nós que temos que nos adaptar às suas necessidades e rotinas', destaca.