11/02/2025
HSFA amplia atendimentos com o Programa Mais Acesso a Especialistas
A instituição passa a oferecer mais atendimentos especializados em proctologia, traumatologia, urologia e ginecologia. Cada uma dessas especialidades contará com 50 Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs).

Nesta segunda-feira (10), o Hospital São Francisco de Assis, de Parobé, oficializou sua participação no Programa Mais Acesso a Especialistas (Pmae) por meio da assinatura de contrato com a Secretaria da Saúde (SES).
Com essa adesão, a instituição passa a oferecer mais atendimentos especializados em proctologia, traumatologia, urologia e ginecologia. Cada uma dessas especialidades contará com 50 Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs), contribuindo para a ampliação da rede de atendimento especializado no Estado, que totaliza um acréscimo de 283,5 mil consultas anuais.
Investimento e Especialidades
Os recursos para o Pmae são disponibilizados pelo Ministério da Saúde. O programa propõe um novo modelo de financiamento da atenção ambulatorial especializada, estruturado com base na Oferta de Cuidados Integrados (OCIs). Esse conceito engloba um conjunto de procedimentos necessários para o tratamento de determinada condição de saúde.
No Rio Grande do Sul, o programa prioriza cinco especialidades para ampliação: cardiologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oncologia. No caso da oncologia, são contempladas subespecialidades como ginecologia, gastrologia, proctologia e urologia.
Evento de Assinatura
A formalização da adesão ao programa ocorreu em um encontro híbrido — com participação presencial e virtual — promovido pela SES, contando com o apoio do Ministério da Saúde e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS). O evento presencial foi realizado no auditório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e contou com a presença do diretor do Hospital São Francisco de Assis, João Schmitt, e do diretor técnico, Leandro Dias Cezar.
Facilidade no Atendimento
O objetivo do Pmae é tornar o acesso a consultas e exames especializados mais ágil e menos burocrático. Os encaminhamentos são feitos pelas equipes de Atenção Primária e, caso o paciente necessite de múltiplos atendimentos, ele será direcionado a um serviço que concentre a maioria ou todas as especialidades necessárias, evitando múltiplas filas de espera.
A Secretaria da Saúde será responsável por organizar os serviços de modo que os atendimentos sejam realizados dentro de um prazo de 30 a 60 dias, dependendo do caso. Isso garantirá que o paciente tenha um único agendamento e um fluxo contínuo de acompanhamento pela Atenção Primária.
Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista