15/02/2021
HSFA detalha números de atendimentos de 2020
Apenas no pronto atendimento e emergência foram 60.931 atendimentos.

Números detalham a realidade de atendimentos realizados pela casa de saúde em 2020 e colocam em evidência o quão importante os serviços prestados pela casa de saúde são, não só para Parobé, como para uma região que abrange outros 32 municípios, com um total de mais de 2 milhões de habitantes.
No ano passado, apenas no pronto atendimento e emergência do hospital, foram registrados 60.931 atendimentos. Comparado ao número de habitantes do município – 58.858, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE) – é como se o HSFA tivesse atendido toda a população de Parobé e parte da população de Riozinho.
Com relação as especialidades oferecidas pelo hospital, os serviços que mais realizaram atendimentos em 2020 foram: traumatologia, vascular e urologia, com 4757, 2283 e 1576, respectivamente. Esta realidade seria outra sem pandemia. Os números seriam ainda maiores, pois por um período houve suspensão de atendimentos eletivos por determinação do Estado, o que impactou nas consultas, cirurgias e internações.
Estrutura qualificada e pretensões
Recentemente, a estrutura da instituição recebeu uma ampliação na ala de pronto atendimento e emergência. Esta qualificação foi viabilizada através de uma doação realizada pela Fundação do Lions Clube Internacional – LCIF, com sede em Chicago.
Além desta ampliação entregue, este ano a direção do hospital ainda pretende concluir o andar onde ficará a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) definitiva, além de colocar em funcionamento o novo Centro Cirúrgico e a Maternidade.
Casa de saúde é referência no atendimento de pacientes diagnosticados com a covid-19
Para a região do Vale do Paranhana, o hospital de Parobé é uma das instituições consideradas referência no atendimento da covid-19. Atualmente, a instituição conta com 22 leitos de UTI e 20 leitos clínicos de retaguarda.
Secretária avalia importância do HSFA
A responsável pela secretaria de Saúde de Parobé, Ana Elisa de Lima, destaca que o Hospital São Francisco de Assis é de suma importância para a cidade e enfatiza que a casa de saúde e o município possuem uma ótima relação. “O nosso PA está dentro do hospital de Parobé. Claro que a gente tem gerência, mas é a instituição que o conduz dentro da casa de saúde. Temos um diálogo muito bom, quase que diariamente conversamos sobre os atendimentos em saúde”, conta.
Ana Elisa ainda pontua que o município reconhece as melhorias recentemente executadas na estrutura, o esforço da casa de saúde para terminar a obra da UTI e revela que a Administração está empenhada em captar recursos para finalizar a intervenção. “Entendemos que o acabamento da UTI e bloco cirúrgico será um importante passo para qualificar ainda mais a estrutura do hospital”, finaliza.
Clique AQUI e confira todos os números.
Texto com colaboração de Lilian Moraes.
Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas