11/03/2025
HSFA exige cadastro prévio para doulas acompanharem partos
O cadastramento é essencial para assegurar que esses profissionais atuem de forma alinhada aos protocolos hospitalares e garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos.

Para garantir a segurança das gestantes e manter a qualidade dos atendimentos, a partir de agora é obrigatório que todas as doulas que desejam acompanhar partos no HSFA realizem um cadastro prévio. O cadastramento é essencial para assegurar que esses profissionais atuem de forma alinhada aos protocolos hospitalares e garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos.
Como realizar o cadastro?
O cadastro deve ser feito com antecedência e apenas doulas cadastradas estarão autorizadas a acompanhar partos no HSFA. Para se cadastrar, clique no link abaixo:
Documentos e requisitos obrigatórios
No dia do parto, a doula cadastrada deverá apresentar os seguintes documentos:
Termo de Autorização da gestante para sua atuação;
Planejamento das ações que serão desenvolvidas durante o período de acompanhamento;
Relação dos materiais que serão utilizados;
Cartão de vacinação atualizado com no mínimo 3 doses da vacina contra COVID-19.
Atuação e protocolos
A doula estará autorizada a acompanhar a gestante nos momentos de pré-parto, parto e pós-parto imediato dentro do Centro Obstétrico. No entanto, sua atuação deve respeitar os protocolos institucionais.
O HSFA destaca que todos os protocolos são voltados à segurança e ao bem-estar das gestantes e recém-nascidos, garantindo um atendimento humanizado e de qualidade para todas as famílias.
Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista