PAROBÉ
Fale Conosco: (51) 99516-5653

25/06/2021

Sustentabilidade está no centro das ações do HSFA

Comunidade também pode colaborar com as ações.

Imagem de capa Sustentabilidade está no centro das ações do HSFA
COMPARTILHAR

Em 2020, diante da pandemia e dos seus impactos ambientais com produção de resíduos, o HSFA deu início a um grande projeto de sustentabilidade. Para a sua condução a entidade contratou uma bióloga e foi criado o Time Recicla, que integra profissionais de diversos setores na realização de ações com o objetivo de promover a educação ambiental permanente no ambiente hospitalar, com base nos conceitos de responsabilidade ambiental, consumo sustentável, reduzir, reutilizar e reciclar.

Assim, aproveitando o mês de junho, mês do meio ambiente, o HSFA apresenta alguns dos resultados já obtidos e ações desenvolvidas:

- Confecção de novos adesivos de identificação para todos os Resíduos de Serviço de Saúde (RSS), assim como novas placas de orientações sobre o descarte correto, além de treinamentos dos colaboradores sobre os RSS, ressaltando a importância de não misturar os resíduos comuns com resíduos infectantes.

- Contrato com a empresa COORELI para limpeza e venda dos materiais recicláveis. Foram R$ 2.726,05 arrecadados com essas vendas até o momento.

- Construção e organização de um novo abrigo de resíduos.

- Construção de uma composteira para depositar toda matéria orgânica do setor de nutrição (cascas de frutas, de verduras e legumes e cascas de ovo). 

- Plantio de mudas de jardim. A terra utilizada para o plantio é proveniente da composteira que o Time Recicla construiu. As mudas foram doadas pelo Horto Municipal de Parobé. O próximo passo será numa horta e canteiros de chás.

Uma ação de destaque iniciada neste mês e que conta com o apoio da comunidade é o Ecoponto, um local para coleta de resíduos eletrônicos que já está instalado no hospital. Ali, qualquer pessoa pode descartar desde uma geladeira até um fone de ouvido. Esse resíduo é vendido e reverte em recursos que podem ser utilizados em novas ações.


Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas