PAROBÉ
Fale Conosco: (51) 99516-5653

26/10/2021

Times Anti-IRAS e Recicla realizaram atividades

Ação foi alusiva ao Dia Mundial da Lavagem de Mãos e Dia do Consumo Consciente.

Imagem de capa Times Anti-IRAS e Recicla realizaram atividades
COMPARTILHAR

No dia 15 de outubro foi celebrado o Dia Mundial da Lavagem de Mãos e na mesma data o Dia do Consumo Consciente. Em alusão às datas, o Time Anti-IRAS e o Time Recicla realizaram nos dias 13 e 14 uma atividade lúdica com os colaboradores. 

A atividade foi composta de um round de quatro jogos:

1) Atividade com luz negra: todos os colaboradores realizaram a técnica de higiene de mãos e puderam, através da luz negra, identificar as áreas que não foram corretamente higienizadas.

2) Pescaria: no lugar de peixes, mãozinhas contendo perguntas de verdadeiro ou falso sobre a higiene de mãos.

3) Lixeira viva: os colaboradores classificaram diferentes tipos de resíduos gerados no ambiente hospitalar e receberam orientação por parte do serviço de biologia.

4) Jogo dos 6 erros: o intuito desta brincadeira foi identificar discordâncias encontradas em dois colaboradores dos times em comparação com a NR32, norma regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança em saúde.

Além disso, no circuito de atividades do evento, com a lixeira gigante foi abordada a separação dos resíduos de serviço da saúde recicláveis, rejeitos (não recicláveis), infectante (contaminado) e orgânicos. Cada lado da lixeira gigante correspondia a um tipo de resíduo e os participantes tinham que dizer onde deveriam ser descartados os exemplos de resíduos, ressaltando a importância da segregação correta para reciclagem de materiais, evitando contaminações com resíduos infectantes, assim como acidentes de trabalho com resíduos perfurocortantes, além de frisar os benefícios ambientais e também econômicos para a instituição.

Ao todo, 181 colaboradores participaram do evento e como premiação receberam uma caneca térmica, comprada com fundos arrecadados pelo Time Recicla. Esta ação teve por objetivo a redução do uso de copos plásticos pelos colaboradores da instituição.

Conforme a bióloga do HSFA Karina Richetti, com os recicláveis vendidos foi possível alcançar o valor próximo de R$ 5 mil, utilizados na compra das canecas reutilizáveis para todos os colaboradores da instituição. Ou seja, vamos conseguir através dessa iniciativa reduzir a geração de copinhos plásticos que já chegou ao número de 10 mil copinhos plásticos descartados em apenas 1 mês.

Ela ainda relata que através da conscientização dos colaboradores e treinamentos foi possível reduzir  o resíduo contaminado tanto em quantidade quanto em gastos, também inpactada pela diminuição da ocupação de pacientes COVID. Era gerada uma tonelada por semana de resíduo contaminado, reduzida pela metade. 'Reduzimos tanto em quantidade, separando adequadamente os resíduos, quanto em valores. Consequentemente tivemos uma grande redução nos gastos mensais.'


Fonte: Renata H. Ghiggi/Relações Públicas