21/03/2025
VI Simpósio de Tratamento de Lesões de Pele reúne especialistas no HSFA
Um dia de aprendizado e troca de experiências sobre as mais avançadas abordagens no tratamento de feridas.

O VI Simpósio de Tratamento de Lesões de Pele reuniu, no dia 20 de março, no auditório do Hospital São Francisco de Assis, profissionais de saúde para um dia de aprendizado e troca de experiências sobre as mais avançadas abordagens no tratamento de feridas.
O evento, promovido pelo Centro Especializado em Lesões de Pele (CELP), contou com palestras e mesas-redondas ministradas por especialistas renomados, abordando desde a avaliação de feridas na prática clínica até o uso de tecnologias inovadoras, como Laserterapia, Terapia por Pressão Negativa, Terapia Compressiva e Plasma Rico em Fibrina.
Destaques da programação incluíram a palestra sobre o Triângulo de Avaliação de Feridas, ministrada por Bruna Nunes, e a apresentação sobre estratificação de riscos em feridas crônicas, conduzida pelos profissionais Cibele Almeida Gabineski, Jonatan Pereira e Janilce Dorneles de Quadros. Além disso, a abordagem da Epidermólise Bolhosa, por Silvana Prazeres, trouxe informações essenciais para o manejo dessa condição rara e desafiadora.
A programação da tarde contou com uma mesa-redonda multidisciplinar, onde os especialistas do CELP discutiram temas como aspectos nutricionais e psicológicos no processo de cicatrização, manejo de infecções e importância das tecnologias no cuidado de enfermagem. O simpósio foi encerrado com uma palestra sobre os desafios e avanços das terapias de pressão negativa e laserterapia, conduzida por Gisele Czadotz.
Além do conteúdo técnico e científico, o evento proporcionou momentos de networking, visitação à exposição de produtos e um sorteio de brindes para os participantes.
CELP – Inovação e cuidado no tratamento de feridas
Desde 2011, o Hospital São Francisco de Assis transforma vidas através do CELP – Centro Especializado em Lesões de Pele. Cada ferida recebe um tratamento inovador e humanizado, utilizando o que há de mais moderno no cuidado com feridas: Laserterapia, Terapia por Pressão Negativa, Terapia Compressiva e Plasma Rico em Fibrina. A equipe multidisciplinar – formado por cirurgião vascular, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social e equipe de enfermagem – trabalha de forma integrada para oferecer um cuidado completo.
Além de atendimentos particulares e convênios o serviço é um dos quatro a serem oferecidos no Estado para pacientes do SUS, tratando diversos tipos de lesões como queimaduras, feridas diabéticas, lesões por pressão, amputações e muito mais.
O VI Simpósio de Tratamento de Lesões de Pele teve o patrocínio de Max Cirúrgica, Mölnlycke, FACCAT, Fufamed e Samyras.
Fonte: Renata H. Ghiggi - Relações Públicas e Jornalista