31/03/2021

HSFA recebe medicamentos do Estado

Lote foi recebido nesta terça (30).


Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR:

O HSFA foi um dos 70 hospitais do Estado a receberem medicamentos do kit intubação. A entrega foi feita pelo Exército na tarde de terça (30) e contou com o apoio do Deputado Federal Pedro Westphalen.

Os medicamentos levados pelos militares aos hospitais são bloqueadores neuromusculares, sedativos e anestésicos, imprescindíveis nas UTIs destinadas ao tratamento da Covid-19. Parte do lote veio do Ministério da Saúde e parte é compra realizada pela Secretaria da Saúde (SES).

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o presidente da mantenedora do HSFA, Elois Selomar dos Santos, ' é a união em torno dessa luta comum que nos dará a força para vencermos juntos. É tempo de agregar e agir. Muito já foi feito, mas ainda temos muito por fazer e essa ação da Secretaria Estadual de Saúde com o apoio do Exército nos dá fôlego para o enfrentamento da pandemia'.