25/06/2021

Sustentabilidade está no centro das ações do HSFA

Comunidade também pode colaborar com as ações.


Fonte: Renata H. G. Eidelwein/Relações Públicas
COMPARTILHAR:

Em 2020, diante da pandemia e dos seus impactos ambientais com produção de resíduos, o HSFA deu início a um grande projeto de sustentabilidade. Para a sua condução a entidade contratou uma bióloga e foi criado o Time Recicla, que integra profissionais de diversos setores na realização de ações com o objetivo de promover a educação ambiental permanente no ambiente hospitalar, com base nos conceitos de responsabilidade ambiental, consumo sustentável, reduzir, reutilizar e reciclar.

Assim, aproveitando o mês de junho, mês do meio ambiente, o HSFA apresenta alguns dos resultados já obtidos e ações desenvolvidas:

- Confecção de novos adesivos de identificação para todos os Resíduos de Serviço de Saúde (RSS), assim como novas placas de orientações sobre o descarte correto, além de treinamentos dos colaboradores sobre os RSS, ressaltando a importância de não misturar os resíduos comuns com resíduos infectantes.

- Contrato com a empresa COORELI para limpeza e venda dos materiais recicláveis. Foram R$ 2.726,05 arrecadados com essas vendas até o momento.

- Construção e organização de um novo abrigo de resíduos.

- Construção de uma composteira para depositar toda matéria orgânica do setor de nutrição (cascas de frutas, de verduras e legumes e cascas de ovo). 

- Plantio de mudas de jardim. A terra utilizada para o plantio é proveniente da composteira que o Time Recicla construiu. As mudas foram doadas pelo Horto Municipal de Parobé. O próximo passo será numa horta e canteiros de chás.

Uma ação de destaque iniciada neste mês e que conta com o apoio da comunidade é o Ecoponto, um local para coleta de resíduos eletrônicos que já está instalado no hospital. Ali, qualquer pessoa pode descartar desde uma geladeira até um fone de ouvido. Esse resíduo é vendido e reverte em recursos que podem ser utilizados em novas ações.