22/09/2021

HSFA capacita para Segurança do Paciente

Ação aconteceu no Dia Internacional da Segurança do Paciente.


Fonte: Renata H. Ghiggi/Relações Públicas
COMPARTILHAR:

Celebrado no dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Tal ação contribui para minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país.

Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso. Desta forma, medidas de prevenção destes eventos precisam ser adotadas com vistas a reverter tal panorama. A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver, localmente, ações que reforcem a segurança do paciente, profissionais e ambiente de assistência à saúde.

As metas internacionais da segurança do paciente sempre foram uma prioridade no HSFA, bem como um dos maiores desafios para uma assistência em saúde qualificada e segura. Em 2017, com o intuito de disseminar a cultura de segurança no hospital foi criado o projeto “Times de Qualidade”, onde foram criadas equipes de alta performance para trabalhar cada meta internacional de segurança do paciente. Esta ação auxiliou para que todos os colaboradores da instituição se sentissem parte deste processo, visando a conquista de um cuidado seguro e de qualidade.

Marcando a data, no dia 17 o Núcleo de Segurança do Paciente percorreu os setores do HSFA capacitando os colaboradores sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente.